Topo
Grupo Reinações – Just So Brasil
fade
4127
single,single-post,postid-4127,single-format-gallery,eltd-core-1.0,flow-ver-1.0.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-vertical,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

Grupo Reinações

O Grupo Reinações de Artesanato e Leitura foi criado em 2012, pela artista Élida Marques. É um grupo intergeracional de artesãs e mediadoras de leitura que realiza oficinas de bordados e leitura, piqueniques literários com exposição do Varal de Poesias, rodas de histórias e mediação de leitura em bibliotecas, escolas, parques, praças, jardins e espaços culturais.

 

O Varal de Poesias do Grupo Reinações foi criado a partir de poemas e frases que inspiram uma convivência harmoniosa com a natureza para serem expostos nos Piqueniques Literários do Ler É Uma Viagem, outro projeto de Élida (saiba mais aqui).  No Varal, tem Cecília Meireles, Adélia Prado, Mário Quintana, Manoel de Barros, Rubem Alves e muitos outros.

 

A Oficina de Bordados pretende incentivar a leitura e valorizar o fazer artesanal entre pessoas de diversas faixas etárias, valorizando a troca de experiências e o enriquecimento das relações, a partir da literatura e das histórias de cada um.

A atividade é indicada para pessoas de todas as idades, sendo que crianças de 08 a 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto. Não é necessário ter experiência.

 

No Piquenique Literário, a ideia é que os livros ocupem o espaço e que os participantes sejam livres para movimentar o corpo, ler em voz alta, ler em silêncio, curtir uma modorra, contar e cantar histórias. Mediadoras de leitura convidam o público a desfrutar dos livros pendurados nas árvores e do varal de poesias estendido entre elas.

Para encerrar, o público é convidado a participar de uma Roda de Histórias, onde todos podem compartilhar suas leituras, poesias e histórias preferidas.

 

As fotos do post são do fotógrafo Marçal Mateus.