Topo
Xilogravura, com Ateliê Nômade – Just So Brasil
fade
3869
single,single-post,postid-3869,single-format-gallery,eltd-core-1.0,flow-ver-1.0.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1300,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-vertical,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

Xilogravura, com Ateliê Nômade

O Ateliê Nômade surgiu como uma pesquisa em xilogravura feita em ambientes abertos e não convencionais. Utilizando uma bicicleta modificada, com todos os equipamentos necessários para a produção da xilogravura, o projeto almeja levar a técnica para fora de seu lugar habitual – o ateliê – criando uma experiência nova tanto para o artista quanto para o público que, mesmo desatento, poderá ver como é feita e quais relações consegue criar a partir desta nova experiência.

Esta proposta não se trata somente sobre o procedimento técnico da xilogravura, mas do processo subjetivo que o estranhamento de uma “Bicicleta Ateliê”.

Na atividade, os participantes irão utilizar dois alfabetos gravados em madeira, cada um contendo uma cor diferente, para construírem versos, frases e até figuras com as letras em tecido. A impressão será feita de forma manual, letra a letra, pois os caracteres estarão dispostos na forma de pequenos carimbos, criando inúmeras possibilidades de diagramação e sobreposição dos textos e respectivas imagens criadas.

 

Lucas Rosa é formado em Comunicação Visual e graduando em Artes Visuais pela FAAL. Coordena o projeto “Ateliê Nômade”, que realiza oficinas de xilogravura ao ar livre em espaços públicos. Saiba mais.